Por Kalina Paiva,
professora do IFRN e escritora.
Uma baleia chega a Parnaso City, espécie de Atlântida submersa em um rio, onde moram tubarões. Com a cara, a coragem, a mala e uma viola, dentro de um cenário colorido e atrativo para o público infanto-juvenil, Belinha: a baleia cantora, livro de Beth Milanez, nos introduz em um universo subaquático onde rola de tudo, de gestos amorosos e altruístas até inveja e hostilidade. São bichos da água reproduzindo o que acontece em toda e qualquer sociedade, desde os tempos mais remotos.
Com ilustrações de Carlos Alberto de Oliveira, o enredo se desdobra a partir de um traço do comportamento da protagonista: a timidez. Porém a música se encarrega de jogar luz sobre a sua existência social, mesmo rodeada de tubarões e da Orca que, às voltas, sempre está pronta para criticar Belinha.
O livro é primoroso do projeto gráfico ao conteúdo. Mostra o valor da amizade, a quebra de estereótipos, trazendo lições de autoestima e encorajando leitores a enfrentar o bullying, problema que, infelizmente, ocorre em espaços escolares.
No que diz respeito à construção do texto em si, podem ser pescados alguns ditos populares na correnteza do enredo – o que renderia um trabalho rico em cultura popular na sala de aula – atados às imagens poéticas que preparam os leitores mirins para um olhar futuramente mais denso sobre a poesia.
Sabemos que a literatura nos ensina a lidar com os dilemas da vida, por isso este livro é fundamental para a formação das crianças, sobretudo em projetos de leitura nas escolas. Também, é recomendado para aqueles que desejam reencontrar sua criança interior.
Para fechar, a obra ainda traz um código QR que transporta o leitor para a música tema Nunca desista dos seus sonhos, cuja produção foi realizada por Eduardo Taufic com interpretação da própria Beth Milanez e Banda A Cor da Terra.
Por fim, deixo aos leitores uma parte dos versos borbulhantes, impregnados de lições retiradas do fundo das águas: “…Nunca desista dos seus sonhos, / nunca pare de lutar, / pois quem sonha e vai à luta / muitas águas faz rolar!”
Editora: Talabada Ideias Sonoras
Páginas: 37
Gênero: Fábula
Data da postagem: 12/10/2021